terça-feira, 2 de outubro de 2012

'Fui agredido. Estou indignado com o que ocorreu na X-9', diz Royce

Décima colocada no Carnaval de 2012, a escola de samba X-9 Paulistana elegeu na noite deste domingo, 30 de setembro, o samba que embalará o seu próximo desfile. A esperada festa de celebração pela escolha do novo hino teve desfecho triste para os sambistas que estiveram na sede da agremiação, na Vila Guilherme, zona norte da cidade. Após a divulgação do samba campeão que irá ilustrar o tema "Se pra ter diversidade basta viver com alegria: sorria...pois São Paulo hoje é só harmonia!", houve um princípio de confusão na área de camarotes. Um tumulto envolvendo algumas pessoas que se mostraram contrárias a decisão da obra vencedora também ocorreu na parte externa da quadra. Um dos alvos da fúria dos revoltados foi o intérprete oficial da escola, Royce do Cavaco, que foi coagido e agredido por pessoas ligadas ao samba dos autores Fabinho NT, Jair Roberto, Vitor e André Valêncio. "Logo após o anúncio do samba vencedor acompanhamos a revolta de pessoas despreparadas e sem capacidade alguma de participar de um concurso de samba. Foram cenas lamentáveis e que me deixam profundamente triste e revoltado. Estou internamente machucado e com nojo de tudo o que aconteceu ontem", afirma. Bastante chateado com o ocorrido, Royce diz que chegou a ser agredido na parte externa da quadra e que apesar de alguns integrantes da X-9 pedirem para que ele ficasse dentro da quadra, não havia motivo algum para tomar tal postura. "Sou apenas o cantor da escola. Não fui jurado e não participei em momento algum de reuniões para analisar os sambas que participaram do concurso. Por este motivo fiz meu trabalho de forma costumeira e não entendo as acusações mentirosas e a revolta sem nexo de alguns compositores que não aceitaram o samba que a escola escolheu. Todos me conhecem e sabem da minha postura ao longo de minha trajetória no Carnaval ao longo destes últimos trinta anos", diz o cantor. Sobre o motivo das ameaças e da cobrança, Royce explica que foi acusado de escrever ou ter ligação com o samba vencedor composto por Rafael Pínah. "Isso é uma grande inverdade. É uma covardia alguém falar uma besteira deste tamanho. A falta esportividade, o despreparo e a falta de bom senso, infelizmente fazem parte hoje do ambiente do Carnaval. É lamentável estar diante de tamanha injustiça e ver pessoas totalmente desqualificadas, individualistas e que não pensam na escola, agindo com ignorância e selvageria. Royce afirma também que episódio poderia ter sido evitado ou minimizado. "Acho que a diretoria, harmonia e membros da X-9 Paulistana poderiam ter evitado o ocorrido. Faltou postura. Acho que mereço respeito. Não pelo que já fiz pelo Carnaval e pela X-9, mas por que hoje sou integrante que defende as cores da escola e que estava apenas realizando o meu trabalho da forma como sempre me comprometi e fiz em toda a minha carreira", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário