segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Em 2012, carnaval de São Paulo terá pontuação decimal como no Rio de Janeiro.

O carnaval 2012 das Escolas de Samba de São Paulo será mais disputado. De acordo com o Manual Oficial do Julgador de Carnaval 2012 da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, os jurados terão de dar notas decimais para as escolas, assim como acontece com o julgamento no Rio Janeiro.
Antes, os jurados descontavam 0,25 a cada falha de uma escola durante o desfile. A partir de 2012 este desconto pode ser de 0,1, possibilitando um julgamento mais detalhista. "O crescimento do carnaval fez com que o julgamento se tornasse rigoroso. Daí vem a necessidade de um sistema de pontuação mais próximo do nível técnico dos desfiles atuais", justifica a Liga.Ainda segundo o manual, "as notas decimais proporcionam uma visão mais técnica em relação à atribuição de notas, diminuindo a subjetividade. Inclusive evitando a banalização da nota dez, o que é prejudicial para a elevação do espetáculo". Com isso, aumentam de 13 para 21 as possibilidades de notas do júri. Na prática serão descartadas as notas  de 7 a 10 (7,25, 7,5, 7,75, 8 e assim sucessivamente) para entrar em vigor as notas de 8 a 10 (8,1, 8,2, etc).
As escolas de samba continuarão a ser julgadas em nove quesitos, agrupados em três módulos. No módulo dança, o júri avalia comissão de frente, evolução e mestre-sala e porta-bandeira. O módulo música julga harmonia, bateria e samba-enredo. Já no módulo visual, os jurados dão notas para enredo, alegoria e fantasia.Cada jurado terá de definir por escrito seus critérios de julgamento e terá de justificar, também por escrito, as notas dadas para cada escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário