terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALÔ DO BLOG


*Val Krauchychin a colunista ta em todas atendendo com muito carinho.
*Girlene Espindula da padaria Lucas da la tem o melhor pão da Cidade.
*Salete Cardoso pelo belo evento da gincana da APAE  foi muito bem organizado parabéns.
*Gregory Pereira futuro goleiro profissional e prata da casa de Biguaçu esse vai longe.
*Douglas Borba que troxe para Biguaçu um sonho antigo de uma escola de Samba.
*Zé Biguaçu está provando que nossa Cidade tem gente que sabe fazer Carnaval.
*Francielly Neves Souza falou que pretende criar um Gremio Feminino do Samba em Biguaçu.

sábado, 17 de setembro de 2011

ESPAÇO CULTURAL AFRO- BRASILEIRO EM BIGUAÇU.




A artista plástica e artesão Karla Oliveira, moradora aqui do Janaína,  reuniu no espaço mais democrático da Câmara de vereadores, representantes afro-descendentes de intuições civis e governamentais para apresentar e discutir sobre o Projeto “ Centro Cultural Afro- Brasileiro Chico Rei”. A idéia e criar um espaço referência da cultura  Afro- Brasileira em Biguaçu e desmistificar a idéia de que Biguaçu é unicamente de origem açoriana ou alemã. Neste caminho segundo a autora o projeto visa “resgatar, defender, preservar e divulgar suas origens e sua memória”.
ESPAÇO CULTURAL AFRO-BRASILERO I
Karla disse algo que eu nunca havia pensado: A África é o único continente que difundiu com o continente brasileiro, reconhecendo oficialmente essa difusão como povo Afro-brasileiro. Nenhum dos outros países vindos para o Brasil recebeu essa denominação. Todos continuam com sua denominação nacional de origem.  Como diz autora, “não tem como pensar em africanidade sem pensar em comunidade, diversidade e grupo”. Com estes princípios de parceria e cooperação e que o negro até hoje vem dividindo seus preceitos culturais e religiosos, incluindo e permitindo cada vez a participação de outras etnias em seu contexto.
ESPAÇO CULTURAL  AFRO-BRASILEIRO II
Pra quem não sabe, Biguaçu teve uma participação expressiva no regime escravocrata com investimentos bem consideráveis  no tráfico e aprisionamento de negros nas fazendas da antiga São Miguel. Com isso cravou em solo Biguaçuense e na sua história, fatos que foram atropelados da sua origem histórica e firam esquecidos pelos historiadores que aqui passaram. Talvez porque fosse mais confortável esquecer, do que ter que assumir a barbárie deste passado macabro. Mas o fato é que vivemos no século XXI e todas as histórias devem ser consideradas e tratadas com a mesma riqueza de valor, afinal se o Brasil é feito de adversidade étnica e Biguaçu é uma cidade brasileira, nada mais justo do que abrir as portas do Quilombo que existiu na região do Prado e  dar mais ênfase na participação dos negros na construção deste nobre município.
(Dagmar Pereira) 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

BIGUAÇU NA PASSARELA COM A IMPÉRIO DE SÃO MIGUEL

 
O Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Biguaçu, Douglas Borba, participou de uma reunião na noite da última quinta-feira, 15/09/2011, na Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o Secretário de Turismo da Capital, Vinicius Lummertz e Zeca Machado, Presidente da Liga das Escolas de Samba, para definir a participação de uma escola de samba representando o município no Carnaval 2012 de Florianópolis.
 Na reunião, ficou definida a criação de um Grupo de Acesso que será composto por escolas de samba de Biguaçu, São José e Palhoça, além dos atuais blocos “Caramuru” (Morro da Queimada) e “Das Cuia” (Morro do Céu) que desejam ganhar o status de escolas de samba. A campeã de 2012 no Grupo de Acesso garantirá a sua participação junto às escolas principais no ano seguinte. O desfile oficial acontecerá no domingo de Carnaval na Passarela Nego Quirido em Florianópolis, o lançamento será dia 30 de Setembro na casa de Show   Challé de Vidro neste dia
Será apresentado para a comunidade de  Biguaçu a Escola de Samba Império de São Miguel, que representará a Cidade na passarela Nego Querido. É mais um grande feito, pois Biguaçu é celeiro de grandes carnavalescos como Zé Biguaçu e Bira Pernilongo. A coluna "O Cavaquinho" estará apoiando esse projeto.TA NA HORA IMPERIO!!

COLUNA "O CAVAQUINHO" JORNAL BIGUAÇU EM FOCO.

Já está no Site http://www.jbfoco.com.br/ a minha coluna sobre Samba e Carnaval vai lá dar uma meu Querido!!

ZECA PAGODINHO OU EXALTASAMBA.

Quem nunca se perguntou o por quê de Exaltasamba tocar pagode e o Zeca Pagodinho samba? É uma incógnita tão milenar quanto a do ovo e da galinha. Mas vamos explicar neste post.

O termo pagode em outras culturas significam locais. Assim, você usa pagode para dizer que vai trabalhar ou a um templo. Mas ai algum gênio resolveu falar que as músicas românticas, tocadas com instrumentos de samba, são pagodes.
Voltando ao assunto, o Exaltasamba surgiu na década de 80 e é formado por 5 talentosos músicos, que curtem um bom samba. Na época que o grupo nasceu, estavam em evidência sambistas como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Originais do Samba e Exportasamba, aliás talvez tenha vindo daí a inspiração para o nome. No primeiro LP - Eterno Amanhecer, gravado em 1992, há uma mescla entre sambas de raiz como Doce Refúgio e o Show tem que continuar com bons partidos altos como Firma Teu Cavalo e Chuva Danada e músicas dolentes que apresentam algumas características do conhecido 'pagode' que ouvimos hoje.
Hoje o grupo tem seu foco voltado para o 'pagode', que é bem mais comercial que o samba de Zeca Pagodinho, o Jessé Gomes da Silva Filho.
Jessé foi criado em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, ganhou o apelido na Ala do Pagodinho, no Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá. Zeca é, sem dúvida, um dos maiores nomes do samba de todos os tempos.
É isso, acho que agora você já sabe responder se alguém te perguntar porque não é Zeca Sambinha e Exaltapagode. Aliás, por que não ouvir um samba de Zeca e Exalta juntos?
Para chegar a alguma resposta, primeiro precisamos entender o que é samba e o que é pagode.

Samba é um gênero musical brasileiro, tocado com instrumentos de percussão e cordas (cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, dentre outros) que surgiu de uma mescla afro brasileira e de ritmos como lundu, maxixe, choro e xote.
Desde a gravação de Pelo Telefone, reconhecido como o primeiro samba gravado em dezembro de 1916, mas que ganhou as rádios em 1917, o samba se propagou, sendo 'reestilizado' a cada geração, ganhando novos instrumentos, andamentos diferentes, vertentes como samba rock, samba de breque, samba canção, dentre outras. Um exemplo clássico é a geração Cacique de Ramos: Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Sereno, Sombrinha, Jorge Aragão e tantos outros bambas que incluiram instrumentos e deram origem a forma como conhecemos o samba hoje.
Aliás, as festas que aconteciam no Cacique e tantas outras festas animadas com o samba foram batizadas de pagode. (Meu Samba é Roots)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BLOCO DO BOM VIVER

O  Bloco Amigos do Bom Viver que no Carnaval 2012 vai levar para a passarela
em Biguaçu o enredo  "A História de Biguaçu dos imigrantes  vindos dos Açores e  Ilha da Madeira aos dias Atuais"  Convida todos a participar do 1o encontro da Ala das Passistas do Bloco com o intuito de formar novos integrantes para a Agremiação  que vai acontecer no dia
25/09/2011 Domingo as 15:00 na Casa do Povo Rua João Luiz Duarte, Bairro Bom Viver – (Próximo ao Supermercado Dácio Cúrcio) informação 84154349.

PARABÉNS RADIO BIGUAÇU FM


São 9 anos  de serviços prestados para a comunidade de Biguaçu
a festa começou pelas primeiras horas da manha com o corte
do bolo com sortei de muitos brindes entre ele uma televisão
com a participação de todos os locutores da Radio o dia todo.
Parabéns ao José Braz da Silveira pelo belo que faz a frente da
Radio Biguaçu FM 98.3. COISA LINDA!!!!

GINCANA DA APAE

Vem aí a Gincana Solidária da APAE, que este ano vai incluir na sua programação uma apresentação
 inedita  de  Bateria Show dos Blocos de Carnaval de Biguaçu, que vai promover ainda mais a Cultura
 do Carnaval  em nossa Cidade. A Gincana vai acontecer entre os dias 23 e 25/09 na Praça Central,
 com inicio às 17h. Desde já, convido todo o povo de Biguaçu e Região.VAI SER BOM DEMAIS!!

MISS UNIVERSO E UMA NEGRA!!


A Miss Angola foi a mais aplaudida pelo público que acompanhou o Miss Universo em São Paulo e venceu o concurso,a Miss Angola se chama Leila Lopes, 25 anos que vai desfilar na Vila Isabel do Rio de Janeiro que em 2012.A escola vai "exaltar a história de Angola" na  Maquês de Sapucaí.
Espero que com esta conquista o mundo possa voltar os olhos para a África e ajudar a salvar aquele povo da fome arrebatadora que assola o continente africano .As mudanças estão acontecendo, tenho muita esperaça nisso!!!

LAIZA CRISTINA

Filha da Coordenadora da Câmara Mirim, Dagmar Pereira e do Músico Nenem Maravilha, já gosta de Samba desde pequena, mas ingressou sua vida no Carnaval aos 17 anos quando conquistou o Titulo de MUSA da Escola Embaixada Copa Lord em 2005. Em 2006, foi Musa do Bloco PaUTA QUE PARIU (Bloco da Imprensa), em 2007 foi Rainha do Bloco da Maricota (da Lagoa da Conceição) e também já brilhou no Carnaval de São José. Ela, que está com 23 anos, já foi convidada para representar varios Blocos no Carnaval, mas por enquanto dedica seu tempo vago apenas para seu filho Mateus. Mas espero que ano que vem ela volte a ativa e conquiste também, o Titulo de Rainha no Concurso aqui de nosso Municipio. Ou quem sabe, represente Biguaçu no Concurso de Floripa.O Carnaval te espera de volta! Obrigado Laiza, pela assistencia que você tem dado à Coluna "O Cavaquinho". SUCESSO PARA VOCÊ!!!

PURA SEDUÇÃO

Após um recesso, uma das melhores Bandas de pagode de Santa Catarina, promete voltar com força total. É o que garante Israel Rita, empresário e produtor da Banda, que durante uma conversa, ja adiantou que a Banda está com uma nova formação. E com um cantor Carioca que já está com as músicas de sucesso na ponta da lingua, a Banda promete botar a galera para Sambar. Sejam bem vindos novamente e boa sorte.
TAMO JUNTO RAPAZIADA!!

REDUTO DO SAMBA.

A antiga oficina de instrumentos musicais e atual sede da loja Contemporânea, foi palco de shows quase particulares. Passaram por ali, artistas como Elis Regina, Beth Carvalho, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, Clara Nunes e Martinho da Vila, Zeca Pagodinho.
Esse marco na região central de São Paulo, pode desaparecer. Aberto há 63 anos, o estabelecimento pode ser removido do mapa, apesar de o prédio ter sido reformado em 2002 e estar em bom estado. O local está entre os imóveis que serão demolidos para a implantação de empreendimentos do projeto "Nova Luz". LAMENTAVEL!! 

HISTORIA DA PESCA EM BIGUAÇU

Esse será o enredo que o Bloco Mocidade Unida do Carandai vai levar para a passarela
Marcondes de Mattos no Carnaval 2012. Uma historia muito rica em detalhes da nossa
cultura e pesca, ja que foram os Açorianos que povoaram Biguaçu e na bagagem
trouxeram a pesca. Este ano o Bloco vem com uma novidades: o concurso do samba
será aberto para os Compositores da Região e na Bateria, parceria de Walysson Rodrigo
(Biscoito), Mestre de bateria da Consulado, que vai dar aula para os componentes.BOA SORTE!!